Vale a pena alugar um carro e percorrer as estradas da Espanha, sua viagem será inesquecível! Paisagens de oliveiras, os Pirineus, montes de neve, vinhedos, o azul do mar Mediterrâneo...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Madri

Madri é uma das dezessete comunidades autónomas de Espanha, localizada no centro do país. É constituída apenas por uma província, do mesmo nome. A sua capital, Madrid, é também a capital de Espanha.O território da atual Comunidade de Madrid foi uma região pouco importante durante o Imperio Romano. Depois da conquista das zonas muçulmanas, o território passou a pertencer ao Reino de Castela. No século XVI, o rei Felipe II estabeleceu a capital de sua monarquia na vila de Madrid. A Comunidade de Madrid é a que goza de maior riqueza por habitante: 27.279 euros (31% acima da média nacional) em 2005, seguida pelas comunidades do País Vasco, Navarra e Catalunha nesta ordem. É a segunda região industrial do país.


Palácio Real de Madri, é a versão espanhola de Versailles. Ele é um dos maiores e mais luxuosos da Europa, com seus mais de dois mil aposentos. Seu projeto teve origem em 1734, quando o rei Felipe V decidiu erguer um grande palácio em substituição à primeira fortaleza que existia neste local, destruída pelo fogo. A construção teve início em 1938, e durou somente 26 anos. Entre os pontos abertos à visitação destacam-se a Armeria, Sala de Refeições, Sala de Porcelana e o Salão do Trono. Não perca também a impressionante exposição de armas antigas, que inclui a armadura do rei Carlos V. Frente ao palácio vale ainda percorrer a bem tratada Plaza Oriente, apreciar os jardins ornados com estátuas de diverso monarcas espanhóis e também Campo del Moro, o parque situado na lateral do palácio.

Madri tem diversas grandes avenidas, mas uma delas é considerada o coração da cidade, e justamente por isso leva o nome de grande avenida, ou Gran Via. Ela é o ponto de referência ideal para começar a percorrer a cidade. Tome como ponto de partida a Plaza de España que é ladeada pelos prédios Edifico de España e Torre de Madrid  e tem no centro um monumento dedicado à Cervantes, com destaque para as estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança. 

A cidade é uma das mais alegres da Europa  e por isso atrai tantos turistas. Além disso, Madri possui muitos monumentos históricos, com um estilo arquitetônico semelhante ao francês - isso reflete os laços genéticos entre as famílias reais dos dois países.
Costuma-se dizer que Madri é a capital dos pecados! Aqui você deve aproveitar e viver como os madrilenos: comer bem, beber, aproveitar os bares e boates e dormir à tarde.... A cidade, definitivamente pára das 14:00 às 17:00 horas para a sesta.
Sente-se num dos cafés da Plaza Mayor e aprecie a movimentação. Nesta praça você vai encontrar de tudo: tocadores de violão, vendedores de rosas e badulaques, turistas e madrilenos que não param de passar.
Madri tem se desenvolvido muito após o final da ditadura de Franco, morto em 1975. Um movimento de arquitetos, músicos e escritores, que recebeu o nome de La Movida, trouxe novos ares a cidade.
Sua vida noturna é mesmo intensa. Tem boates que abrem as 7 da manhã, para o After-Hours! Apesar disso, os moderninhos clubbers não são comuns nesta cidade. Encontrá-los será mais fácil em Londres e Berlim.





A Plaza de Toros de Las Ventas, é um dos pontos mais importantes da cidade. Durante a temporada de espetáculos, que acontece de maio a setembro, sempre aos domingos, as Corridas de Toros de Madri são realizadas neste local. Cada corrida geralmente consiste em seis touradas independentes, onde o astro principal não é o touro, e sim o toureiro ou matador, como são conhecidos. Um bom toureiro passa a ser considerado quase como um ídolo nacional, e muitos são lembrados como heróis. No decorrer de cada tourada o animal é provocado, espetado e quando já está exausto termina sempre da mesma forma: Morto com uma espada enterrada nas costas. Apesar da sanguinolência, a tourada é considerada por aqui não apenas um esporte, mas também uma arte e uma tradição milenar, e por isto é tratada com todas as honras.
A Corrida de Toros é um assunto cada vez mais controvertido, combatida por entidades defensoras dos direitos dos animais, e defendida pelos tradicionalistas, que nelas vêem um evento cultural e artístico centenário. De qualquer forma, não é um espetáculo recomendável para quem não agüenta ver animais sofrendo, ou que não está acostumado com este tipo de arte, já que termina sempre com sangue derramado na areia da Plaza de Toros. 

Fiquei encantada com esta cidade. Cultura, artes, e uma infra estrutura de primeiro mundo, que oferece tudo que um turista pode desejar. Saímos de lá verdadeiramente impressionados com o que vimos, e convencidos que os espanhóis tem motivos de sobra para se orgulhar de sua bela capital. Madri é uma cidade plena de vida e energia e uma excelente sugestão para qualquer roteiro turístico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário